Dementia Paranoide foi o termo utilizado para o clássico caso freudiano Schreber. Este apresenta importância para o estudo das psicoses revelando algumas facetas que cruzam com questões da psicopatologia. De forma ampla, diz-se da psicose que o Id invade o Ego. Dito de outra forma, os desejos do inconsciente invadem a consciência. O sujeito incapaz de lidar com tal situação lança mão de delírios e alucinações em uma tentativa de se reintegrar no mundo. Porém, ao fazer isso, falha, criando um novo mundo existente apenas em sua consciência.
Dessa forma Dementia Paranoide une psicanálise e psicopatologia. O prefixo psi nos leva a agregar ambos dentro da Psicologia, porém o foco aqui será em psicanálise (psicose, perversão e neurose) e psicopatologia. Sendo utilizado todo e qualquer tema e teoria dos autores envolvidos nestes dois campos. Por fim, unido a esses dois estará a poesia e a fábula. Não haverá aqui riqueza em definições teóricas, mas sim textos em forma de verso ou de pequenos contos que fantasiosamente (e nem sempre com comprometimento teórico) irão passar pelos fascinantes temas da psicologia profunda e das patologias da mente.
A todos que conhecem e apreciam a Psicologia; que apenas a conhecem e aos curiosos e interessados em contos que representam a mente humana.
Tenham uma boa leitura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário